Você está em Material de apoio > Enxadristas

François André Danican Philidor

François André Danican Philidor é um dos mais ilustres enxadristas que o mundo já viu. Nascido no dia 7 de setembro de 1726, teve uma vida vitoriosa no Xadrez, onde marcou época. Começou a prática do Xadrez enquanto aprendia a tocar instrumentos musicais junto com outros músicos na Capela Real de Versalhes.

Philidpr teve o Xadrez como seu princpal passatempo, até que encontrou um motivo para levar o Xadrez muito a sério, Philidor foi desafiado. Seu desafiante era Sire de Legal, um famoso campeão fracês do clube onde Philidor frequentava para treinar Xadrez. Philidor só foi desafiado porque ninguém acreditava que ele pudesse vencer Sire de Legal.

Após essa vitória, a sua primeira, Philidor entrou de vez no mundo do Xadrez, sendo assim, começou a viajar por diversos lugares, desafiando os mais variados jogadores. No ano de 1749, Philidor fez uma viagem para a Holanda, e logo após, para a Inglaterra, foi na Inglaterra que ele começou a adquirir respeito no meio do Xadrez, ele derrotou o sírio Philippe Stamma por um placar elástico de 8 a 2. Nesse dia, Philidor derrotou o até então considerado, melhor jogador de xadrez do mundo, na época.

Entretanto, após o novo mundo que se abria diante de seus olhos, Philidor teve que largar a carreira musical, com a música ele já estava gastando demais, e o lucro era quase nada, ele começava então, a ter problemas financeiros. Problemas esses que o fez optar por largar a música, arte que ele havia estudao durante quase toda a sua infância, para dedicar-se apenas ao Xadrez, dessa vez, porém, como profissional.

Em meio a torneios de Xadrez que disputava, Philidor foi escrevendo um livro, que após ser lançado, foi um dos maiores sucessos da época, o livro se chamava L’Analyse du Jeu des Échecs, e foi muito apreciado por diversos jogadores de todo o mundo. Philidor entrou para o Hall da fama do Xadrez por quatro motivos muito simples:

Primeiro motivo - Ele conseguiu a façanha de descobrir vários erros nas variantes dos melhores mestre italianos da época (e publicou no seu livro);

Segundo motivo - Sob sua visão de jogar Xadrez, ele apresentou uma nova teoria de jogo dos peões;

Terceiro motivo - escreveu inteligentes análises de finais de partida;

Quarto motivo - obteve enorme êxito em suas partidas, em outras palavras, Philidor mais venceu do que perdeu em toda sua vida.

Durante o seu auge, Philidor era invencível, sua confiança em sua capacidade era tanta, que ele chegava a deixar seu oponente começar o jogo com vantagem material.

Philidor faleceu em 31 de agosto de 1795.

Como referenciar: "François André Danican Philidor" em Só Xadrez. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013-2024. Consultado em 29/03/2024 às 08:28. Disponível na Internet em http://www.soxadrez.com.br/conteudos/enxadristas/p1.php