Gilberto Milos Júnior
Gilberto Milos Júnior é um enxadrista brasileiro, considerado por muitos especialistas um dos melhores enxadristas do mundo. Gilberto começou a jogar xadrez aos 5 anos de idade, seu pai era um apaixonado pelo jogo, e sempre que podia ele ficava vendo seus pais jogarem. E entre uma partida e outra seu pai ia ensinando movimentos para Gilberto.
Gilberto começou a ter um contato direto com o jogo quando fez 12 anos de idade. Ele começou a se interessar por livros de xadrez, e tudo mais relacionado ao jogo. E ainda aos 12, seu pai o levou até o Clube de Xadrez de São Paulo.
Enquanto jovem, ele empilhou títulos: bicampeão brasileiro cadetes e tricampeão brasileiro juvenil.
Tais títulos qualificaram o brasileiro a participar por 5 anos seguidos do Mundial de Xadrez da categoria, e nas 5 participações, seus melhores resultados foram dois terceiros lugares.
O brasileiro sempre foi muito bom jogador, embora não tenha sido tão precocemente Grande Mestre e Grande Mestre Internacional como alguns outros enxadristas, ele conseguiu seus títulos ainda jovem. Conquistou o título de mestre internacional aos 22 anos e o de grande mestre ao 25.
Gilberto tem em seu cartel seis bem conquistados títulos brasileiros de xadrez, nos anos de 1984, 85, 86, 89, 94 e 95. Dentre esses seis títulos, nenhum foi mais importante do que o de 1994, pois nesse ano, ele conseguiu uma marca história de fazer 10.5 pontos nas 11 primeiras rodadas, e conseguiu uma incrível pointuação de 2809 pontos de rating no ranking da FIDE, até hoje nenhum outro brasilerio conseguiu alcançar essa marca.
O ano de 2000 foi especial para o brasileiro, ao fim do ano ele foi considerado pela FIDE o quarto melhor enxadrista do mundo, a frente de mestre como Karpov e outros astros.
Indiscutivelmente, Milos é hoje o melhor jogador sulamericano em atividade. Na penúltima listagem do ranking internacional (outubro/2000), ele apareceu como 38º do mundo com a excepcional marca de 2.644 pontos. Atualmente possui 2608 pontos.