Peter Svidler
Peter Svedler segue a linha dos jogadores russos, e aprendeu a jogar ainda criança, com 6 anos de idade. Foram praticamente 10 anos praticando até ter a sua primeira disputa profissional. Porém, logo que começou a participar de eventos oficiais, seus frutos foram colhidos rapidamentes, com 18 anos estava conquistando seu título de Grande Mestre, no ano de 1994.
Após essa conquista ele começou a empilhar títulos. Venceu 4 vezes, de maneira espetacular o Campeonato de Xadrez da URSS, nos anos de 1994, 1995, 1997 e 2003.
No ano de 2001 ele teve um excelente participação no Campeonato Mundial de Xadrez, chegando até as semi-finais. Mas ele ainda não tinha maturidade o suficiente para bater de frente com grandes nomes do xadrez da época, sendo assim, ficou para mais tarde a sua conquista.
Entretanto, o que falta de Campeonato Mundial, sobra de vitória em Olimpíadas, são 5 títulos, nos anos de 1994, 1996, 1998, 2000 e 2002, e um segundo lugar no ano de 2004.
Entre as olimpíadas de 1996 e 1998, ele disputou um torneio na Holanda, na cidade de Tilburg, nesta ocasião ele conseguiu ficar empatado em primeiro lugar com o melhor enxadrista da Holanda na época, o que lhe rendeu bons pontos para o ranking da FIDE.
O ano de 2005 prometia, pois Peter vinha de uma série de vitórias impressionante, naquele ano foram poucos os enxadristas que obtiveram tantas vitórias consecutivas. Sendo assim, ele conseguiu classificação para o Campeonato Mundial de Xadrez daquele ano. Ele foi para o torneio com uma certeza, a pedra no sapato de todo enxadrista não estaria lá, pois Garry Kasparov anunciava a sua aponsentadoria um pouco antes do Mundial. Entretanto, não foi Kasparov a pedra no sapato do russo, a pedra da vez era Veselin Topalov, após uma partida contra um enxadrista russo, ele saiu perdedor, e dividiu então, o segundo lugar com Viswanathan Anand.
Atualmente (dez/2011), Peter ocupa a décima segunda posição no ranking da FIDE, com um rating de 2755.