Grande Acedrex
Possivelmente, essa variação do xadrez data de meados de 1200, sendo assim um dos jogos mais antigos que se tem registro.
Ele é citado em um livro que foi escrito pelo rei da Espanha, Afonso X em 1283. Esse livro, além de conter todas as regras e maneiras de jogar deste jogo de xadrez, contém as regras de muitos outros jogos de tabuleiro da época. Encontrar uma cópia desse livro hoje em dia é algo extremamente difícil, para não dizer impossível.
Dos jogos de tabuleiros variantes do xadrez, o tabuleiro do Acedrex é o maior que existe, tem as sua dimensões firmadas em 12x12. Bispos, Reis, Rainhas e Cavalos saem e dão lugar para animais mitológicos, crocodilos, gryphons (animal com corpo de leão e cabeça de uma ave), girafas, unicórnios, leões e duas torres.
Os movimentos do Rei são como os movimentos do Rei no xadrez tradicional (uma casa para uma direção arbitrária), mas na seu primeiro movimento pode saltar uma casa.
O Rei branco pode saltar para d1, d3, f3, h3 ou h1; o Rei preto pode saltar para d12, d10, f10, h10 ou h12; em outras palavras o salto é duas casas nas direções vertical, horizontal ou diagonal. O Gryphon move uma casa na direção diagonal, seguido de um número arbitrário de casas na direção horizontal ou vertical.
O Gryphon pode também mover somente uma casa na direção diagonal. Note que Gryphon pode não pular sobre as outras peças, e que o caminho não obstruído deve começar com o movimento diagonal. O primeiro movimento do Unicórnio no jogo é como Cavalo no xadrez tradicional.
Nesse primeiro movimento, o Unicórnio não pode capturar uma peça. Depois do seu primeiro movimento, o Unicórnio move como um Bispo no xadrez tradicional. O Leão salta 3 casas na direção horizontal ou vertical; por exemplo, o Leão em b1 pode saltar para b4 ou e1. O movimento do Leão não é obstruído pelas peças no caminho.
A Girafa move uma casa na diagonal e depois 3 casas na direção horizontal ou vertical. Então por exemplo, se a Girafa estiver na casa a1, ela pode ir para a casa b5 ou e2. A Girafa salta, isto é, seus movimentos são como um Cavalo no xadrez tradicional, não são obstruídos por alguma peça que esteja no caminho. Por exemplo, no início do jogo a Girafa localizada na casa d1 pode saltar para a casa c5.
O Crocodilo move como um Bispo no xadrez tradicional.
A Torre move como uma Torre no xadrez tradicional.
O Peão move como um Peão no xadrez tradicional, mas não pode mover 2 casa no seu movimento inicial da partida.
Promoção dos Peões - Um Peão que é movido para a última fileira é promovido no tipo de peça que estava naquela casa no início da partida; exceto quando for movido para f1 ou f12, no qual é promovido a Gryphon. Por exemplo, quando um Peão é movido para a12, ele é promovido a Torre, um Peão movido para b12, ele é promovido a Leão, etc.
Não existe roque.
O objetivo do jogo é dar xeque-mate no adversário. Não são bem conhecidas as regras para as situações em que um jogador fica impossibilitado de mexer as suas peças ou o Rei está sozinho, mas acredita-se que são como no Shatranj, i.e.: o jogador que impedir de seu adversário de mover as suas peças vence o jogo, e a captura de todas as peças adversárias conta como uma vitória, entretanto, o jogador adversário pode empatar o jogo se no lance seguinte o Rei adversário capturar a última peça do seu oponente, ficando no tabuleiro Rei x Rei.