Glossário
A
Abafado
Mate de cavalo contra um rei impedido de jogar pelas próprias peças. O mesmo que "ahogado" ou asfixiado.
Abandonar
Declarar perdida uma partida, desistindo de continuar.
Abertura
É a fase inicial do jogo, compreendendo os primeiros dez a quinze lances de uma partida.
Abertura aberta
Qualquer abertura que conduza a posições com várias linhas abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.e4 e5.
Abertura fechada
Qualquer abertura que deixe poucas colunas e diagonais abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.d4 d5. São assim chamadas porque tendem a restringir o jogo tático de peças, conduzindo a partidas mais posicionais durante a abertura e o princípio do meio-jogo.
Ajudicação
Processo pelo qual um enxadrista mais forte decide sobre o resultado de um jogo não terminado. Esta prática não é comum atualmente em eventos de tabuleiro mas ainda ocorre em torneios on-line onde um jogador se recusa a continuar depois do adiamento.
Acumulação de Tempo
Direito, que tem o competidor em torneios com partidas a relógio, de executar em ritmo desigual as jogadas de uma partida, dentro de um limite oficial antecipadamente prescrito. Assim, se é exigido jogar 20 lances por hora, e o competidor executar os seus primeiros 10 lances em 10 minutos, terá o direito de jogar os restantes 10 lances em 50 minutos, etc.
Adiar
Transferir a continuação de uma partida não terminada, em provas oficiais.
Afogado
Uma posição em que o enxadrista que tem que efetuar o lance não tem nenhum movimento legal a executar e não está em xeque; neste caso, o empate é imediato.
Agressivo
Estilo de jogo onde as trocas de peças e os ataques são realizados ainda na fase de abertura.
Ala
Cada uma das metades em que se divide idealmente o tabuleiro; o mesmo que flanco.
Ala da Dama
É a metade vertical do tabuleiro onde estão as damas na posição inicial.
Ala do Rei
É a metade vertical do tabuleiro onde estão os reis na posição inicial.
Amador
A distinção entre o enxadrista profissional e o amador não é muito importante no xadrez, uma vez que estes competem por prêmios e podem receber por participação em torneios, incluindo o campeonato mundial. Max Euwe foi o último campeão mundial amador. No século XIV, o termo "amador" era algumas vezes utilizado em jogos publicados para ocultar o nome do enxadrista que perdia para um grande mestre. Era considerado indelicado usar o nome do enxadrista sem a sua autorização e os profissionais não queriam correr o risco de perder clientes. ‘’Veja também NN ou N.N.’’
Ameaça
Agressão iminente a um ponto qualquer, exigindo providências defensivas imediatas.
Análise
Estudo pormenorizado das consequências de uma posição.
Anotação
Comentário em um jogo utilizando uma combinação de comentários escritos e pontuações do xadrez ou notações.
Árbitro Internacional
Oficial do torneio responsável pelo cumprimento das regras da FIDE e demais responsabilidades da organização.
Armageddon
Uma variante do xadrez onde as brancas precisam aplicar o mate para vencer o jogo, e as pretas precisam apenas empatar o jogo para vencer. As brancas tem mais tempo que as pretas e a discrepância pode variar, porém no Campeonato Mundial de Xadrez as brancas têm 6 minutos e as negras 5 minutos.
Ataque
Aproveitamento de iniciativa, com a produção de ameaças e golpes táticos.
Ataque da minoria - Manobra agressiva executada por peões de uma ala onde estejam com minoria de 1 peão (p. ex. 2 peões contra 3, 3 peões contra 4 etc.) em relação ao adversário, de modo a coseguir a criação de um peão isolado.
Ataque a baioneta
Ataque ao roque adversário por meio de avanço de peões.
Atraso de Bronstein
Um método de controle do tempo que envolve um tempo de atraso. Quando é a vez de de um enxadrista jogar, o relógio aguarda um determinado tempo antes de começar a subtrair o seu tempo. Foi inventado por David Bronstein.
Autômato
Uma máquina automática para jogar xadrez. Nos séculos XVIII e XVIV a maioria destes dispositivos eram falsos, sendo operados sob controle de um jogador humano. A mais famosa máquina de jogar xadrez foi O Turco.