Glossário
B
Baioneta
Ataque de peões sobre o roque adversário.
Base
O elemento mais atrasado em uma cadeia de peões.
Bateria
Arranjo de duas ou mais peças na mesma Fileira ou Coluna de modo que se protegem com o intuito de atacar peças adversárias desprotegidas. A formação mais comum são duas torres capturando peças desprotegidas no final da partida.
BCO
Abreviação do guia de referência para aberturas Bastford's Chess Openings.
Bispos
Par de peças no xadrez parecidas visualmente com o peão, porém de tamanho maior e com uma falha na cabeça. Movem-se pelas Diagonais do tabuleiro. Cada um vale 3 peões, e são considerados mais valiosos quando são um par.
Bispo Mau
O bispo que é impedido de jogar, ou tem sua atividade restringida, devido à colocação dos peões próprios em casa da mesma cor.
Bispo Bom
Um bispo que pode se mover por entre a cadeia de peões.
Bispo da cor errada
Expressão utilizada com frequência em finais para indicar um bispo que não é capaz de proteger a casa de promoção do peão da torre que se deseja promover.
Blitz
Um jogo rápido de xadrez jogado em 5 ou 10 minutos.
Blindfold
Jogador experiente que joga com um ou mais oponentes sem visão do tabuleiro.
Bloqueio
Obstrução do raio de ação de peças adversárias.
Brancas
O conjunto de peças manejadas pelo primeiro jogador.
Brilhantismo
Uma jogada espetacular em uma partida. Normalmente envolve o sacrifício de uma peça ou um movimento não esperado.
Bughouse
Uma variante do xadrez praticado em duplas, com dois tabuleiros. As peças capturadas de uma partida podem ser colocadas no tabuleiro do parceiro. Vence quem aplicar o mate na dupla adversária.
Bye
Uma rodada durante uma competição na qual um jogador não participa devido a um número ímpar de adversários. Um bye normalmente é marcado como 1 ponto, mas em algumas comepetições pode ser 1/2.