Glossário
C
Cadeia de Peões
Linha de peões apoiados entre si, e cujos extremos são a base e o posto avançado.
Caissa
Musa protetora do Xadrez.
Campo
Território sob domínio natural de cada bando; as quatro primeiras filas de cada jogador.
Capturar
É a retirada da peça, também é chamado de tomar ou ganhar a peça.
Captura
Movimento de uma peça para uma casa já ocupada pelo oponente.
Casa
Cada um dos 64 quadrículos em que se divide o tabuleiro de xadrez. O mesmo que escaque.
Casa angular
Cada um dos quatro cantos do tabuleiro.
Casa forte
Aquela aonde podemos instalar uma peça sem o risco de ser atacada por peão adversário.
Centro
O pequeno quadrado formado pelas casas 4R, 4D, 5R e 5D de cada lado.
Cheapo
Uma boa jogada usualmente feita pelo lado que estava a perder para segurar um empate ou até para ganhar.
Cilada
Posição de aparência inofensiva, a que se quer atrair o adversário, com o objetivo de extrair alguma vantagem.
Cobertura
Proteção ao rei de algum xeque, por interposição da peça.
Coluna
Oito casas seguidas do tabuleiro na vertical.
Coluna aberta
Coluna a que faltam os peões, e por onde as peças maiores podem penetrar em território inimigo.
Combinação
Sucessão de lances passível de precisão exata, envolvendo entrega de material e acarretando transformação violenta na posição.
Contragambito
Gambito oferecido pelas peças pretas.
Coroação
Quando o peão atinge a oitava casa ele pode se transformar em qualquer outra peça, é o mesmo que promoção.
Corredor
Mate de tôrre ou dama, aplicado ao longo da primeira fila do rei contrário, fechado pelos próprios peões. O mesmo que mate de "gaveta".
Cravar
Impossibilitar o movimento de uma peça contrária por expor o seu rei ao xeque, o mesmo que pregar.