Glossário
S
SAC
O sacrifício de uma peça para uma vantagem antecipada.
Sacrifício
Entrega de material para fins de ataque, pressão ou outro tipo de vantagem.
Saída
A jogada inicial em uma partida. Diz-se que as brancas tem a "vantagem da saída".
Sapear
Gíria para comentários em uma partida.
Simplificação
Sucessão de trocas, tendente a eliminar os elementos acessórios ou excedentes de uma posição.
Simultânea
Exibição onde um mestre enxadrista enfrenta ao mesmo tempo mais de um enxadrista em tabuleiros distintos.
Skewer
Um conceito tático quando uma peça, usualmente o bispo, ataca duas ou mais peças oponentes numa coluna ou diagonal.
Sonneborn-Berger
Sistema para desempatar automaticamente colocações com igual pontuação em torneios. Atribui-se a cada competidor em causa a soma dos pontos obtidos pelos adversários de quem ganhou, mais a metade dos pontos de cada adversário com quem empatou.
Stalemate
Um jogo de empate.
Suíço
Sistema de emparceiramento para torneio com grande número de competidores (no mínimo, 16), em que se deseje economizar rodadas. O número destas é indicado pela fórmula: "o dobro da raiz quadrada do número de participantes". Se o número não for quadrado perfeito, a formulá será: "o dobro da raiz quadrada inferior mais próxima, do número de participantes, mais um". O emparceiramento é seletivo, havendo sorteio simples apenas para indicar-se a primeira rodada. Depois desta, cada rodada, sucessivamente, terá seus competidores emparceirados de modo a que se enfrentem os que dispuserem de igual número de pontos na tabela, ou o mais próximo possível, até ser cumprido o número estabelecido. Cada competidor somente poderá se emparceirado uma vez com qualquer outro; e deverá haver, tanto quanto possível, alternação de cores.
Superproteção
Estratégia de proteção de um peão ou de uma determinada casa no tabuleiro, mais do que seria imediatamente necessário, servindo para dissuadir o oponente de atacar aquele ponto específico.