Glossário
F
Fases da Partida
São três a saber: abertura, meio-jogo e final.
Fianqueto
Desenvolvimento de um bispo pela casa 2C.
F.I.D.E.
Sigla da "Fédération Internationale Des Echecs", entidade máxima do enxadrismo mundial.
Fila
Cada uma das oito linhas horizontais de casas, que vão da base de um jogador a outro. O mesmo que fileira.
Final
A última fase de uma partida, quando o escasso número de peças permite a transformação em vitória da vantagem porventura obtida por um dos lados, ou então o empate se apresenta evidente.
Fish
Um mau jogador de xadrez.
Flanco
Cada um dos setores, à esquerda e à direita, no tabuleiro. O primeiro é o flanco da dama e o segundo o flanco do rei. O mesmo que ala.
Forçar a partida
Vencer a partida conduzindo o adversário a uma série de lances inevitáveis.
Forquilha
O mesmo que garfo.
f7
Em notação algébrica do xadrez, f7 é uma casa de grande importância na abertura por estar defendida apenas pelo rei negro. Este fato é muitas vezes explorado pelas brancas e algumas posições conhecidas de xeque-mate, como o Mate do Pastor, baseiam-se na fraqueza dessa casa. Por simetria, poder-se-ia atribuir à casa f2 a mesma fraqueza, mas das Brancas, entretanto, o fato de as Negras não iniciarem o jogo normalmente obriga-as a adotar uma postura defensiva na abertura, dificultando um ataque agressivo a f2 logo nesta fase do jogo.
Fianqueto ou Flanqueio
Modo de desenvolver os bispos por meio das casas b2 ou g2 para as brancas e b7 e g7 para as negras.
Fora do livro
Uma sequência de lances de abertura ou defesa que se desvia da teoria conhecida.
Forsvth
Sistema de notação de posições em que as casas vagas no tabuleiro são representadas por números variando de 1 a 8, e as peças são registradas por sua letra inicial, maiúscula para as brancas e minúsculas para as pretas.
Fora do livro
Uma sequência de lances de abertura ou defesa que se desvia da teoria conhecida.
Fork
Um conceito tático quando o cavalo ataca duas ou mais peças oponentes ao mesmo tempo.